Snow

Conheça a história e os costumes de nossa cidade

Snow




O nome Jundiaí tem origem tupi e vem da palavra "jundiá" que significa "bagre" e "y" significa "rio". Alguns estudiosos também consideram o termo "yundiaí" como "alagadiços de muita folhagem e galhos secos".
Os primeiros imigrantes na região foram os italianos, que se instalaram preferencialmente na região da Colônia, no Núcleo Barão de Jundiaí, implementado pelo então presidente da Província de São Paulo, Dr. Antônio de Queiroz Telles (Conde de Parnaíba), filho do Barão de Jundiaí.
Em 1920 a a cidade já contava com abastecimento de água, energia elétrica e telefone.
As indústrias se concentravam nas regiões próximas à ferrovia e às margens do Rio Guapeva, atendendo principalmente aos segmentos têxtil e cerâmico.

Snow
Com grande vocação agrícola, Jundiaí se despontou no cenário nacional com a produção de uvas de mesa, especialmente a niágara rosada.
Para estimular esses produtores, em 1934 foi criada a Festa da Uva, idealizada por Antenor Soares Gandra, com o apoio da Associação Agrícola de Jundiaí e da Prefeitura de Jundiaí.
Hoje, a Festa da Uva é realizada todos os anos e é um enorme símbolo da cidade. (conheça: https://festadauva.jundiai.sp.gov.br/)



Snow




Hoje, Jundiaí tem uma população estimada em aproximadamente 420 mil pessoas (dados do IBGE DE 2019), um setor industrial forte, com grande potencial econômico e inúmeras atrações turísticas.
Em 2019, a cidade ganhou o Prêmio Top Destinos Turísticos, como Melhor Destino Turístico Rural no Estado de São Paulo.